solo sul

Laboratório

O Laboratório Solo Sul foi fundado em 2005, com o objetivo de prestar serviço de qualidade na área de análise de solos, para os agricultores e empresas.
Desde a sua fundação, seguimos as normas oficiais da NBR ISO/IEC 17025:2017, que é a mais conhecida norma técnica internacional sobre competência de laboratórios de ensaio e calibração, possibilitando que os  nossos resultados sejam altamente confiáveis.
Ainda, a NBR ISO/IEC 17025:2017 traz alguns parâmetros que nosso laboratório tem orgulho em seguir:
IMPARCIALIDADE - não permitimos influência comercial, financeira, nem quaisquer outras situações que comprometam os resultados analíticos gerados, o controle de processo, riscos e  a confiabilidade analítica.
CONFIDENCIALIDADE E SEGURANÇA DE LAUDOS - todo o corpo técnico do laboratório mantém confidencial as informações oriundas das atividades laboratoriais, referente aos dados e informações de nossos clientes.
Sendo assim, para garantir a segurança do nosso trabalho, o Laboratório Solo Sul emite os laudos com código QR-CODE individual. Desse modo, para confirmar os dados de cada laudo, basta fazer a leitura do QR-CODE com seu smartphone e o laudo será carregado automaticamente em arquivos PDF.
INSTALAÇÕES E CONDIÇÕES AMBIENTAIS - as instalações do laboratório são devidamente controladas e monitoradas conforme necessidades definidas nos procedimentos de ensaio, de acordo com a norma ISO/IEC 17025:2017.
EQUIPAMENTOS - o Laboratório Solo Sul utiliza todos os equipamentos analíticos calibrados e certificados dentro das RBC ou ISO/IEC 17025:2017. Da mesma forma, todos os padrões de calibração diária são certificados em sua procedência pelas normas gerais da RBC ou ISO/IEC 17025:2017.
CERTIFICAÇÕES E PROGRAMAS DE QUALIDADE - o Laboratório Solo Sul está certificado pelo Sistema Nacional de Análises de Solos (SINAS), publicado pelo EPTIS, que tem sede na Alemanha. Essa certificação traz exatidão de mais de 95% em todos os elementos do programa, garantindo subsídios de até 50% do valor nas análises de solos.
Participamos também dos programas de qualidade da Embrapa Solos, através do Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF).


 

SISTEMA DE INTERPRETAÇÃO DE ANÁLISES DE SOLOS

SIAS

Registro nº:
CPF:



AVALIE NOSSA EMPRESA


PESQUISA DE SATISFAÇÃO SOLO SUL

IMPRESSÃO DE LAUDOS

Para empresas

E-mail:
Senha:
 

Para proprietários

Registro nº:
CPF:

como coletar as amostras de solos

Divisão em glebas

Divida o terreno em glebas de no máximo 20 hectares. Na divisão deve ser considerado o histórico da área, como a cor do solo, o grau de uso, a erosão, o nível de fertilidade, a profundidade (solo raso ou profundo), se solo úmido (várzea), qual foi o cultivo anterior, a pastagem, se planta anual ou planta perene (pomar, cafezal, citros, etc.).

Coleta de amostra

De cada gleba, recolha em um saco plástico limpo e sem contato manual, amostras de terra coletadas da camada de 0 a 20cm de profundidade, em 10 a 20 pontos distintos. Por ocasião da formação dessa amostra composta, cada um desses pontos deverá contribuir com o mesmo volume de terra, de forma a conferir melhor representatividade da amostra a ser analisada.

Equipamentos

"AMOSTRADORES DE SOLO": é o equipamento próprio para realizar a coleta das amostras de terra. Esse equipamento é construído em aço inox e seu tubo consegue coletar as amostras de terra nas profundidades de 0 a 20 cm, 20 a 40 cm, 40 a 60 cm ou intermediárias, se for do interesse do operador.

Amostra foliar

A coleta de folha é realizada de forma semelhante à coleta de solo, sempre respeitando a divisão por glebas e o histórico das mesmas. A época mais indicada para a coleta de tecido vegetal é durante o florescimento, pois é sabidamente reconhecida a forte relação entre teores foliares expressos nessa época e as produtividades obtidas, inclusive existindo padrões para interpretar os resultados da análise química de tecido foliar das diversas culturas e diferentes condições de cultivos.